Sites parceiros

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Segundo estudo, médicos não sabem prever quanto tempo você tem de vida Falta de métodos sistemáticos de prognósticos força profissionais a depender da adivinhação para descobrir quando um paciente vai morrer.




(Fonte da imagem: The New York Times)
A coluna da Dra. Pauline W. Chen publicada na última quinta-feira (19 de janeiro) no The New York Times traz à tona uma questão pouco discutida entre profissionais da saúde e seus pacientes. Segundo ela, estudos mostram que a falta de métodos sistemáticos de prognósticos amplamente aceitos faz com que muitos médicos tenham que recorrer à simples adivinhação para determinar o tempo de vida de uma pessoa.
O artigo explica que, devido aos avanços tecnológicos que proporcionaram métodos de tratamento mais eficientes, a tarefa ingrata (porém necessária) de determinar o momento da morte de um indivíduo foi deixada de lado. Segundo a Dra. Pauline, as previsões feitas atualmente, apesar de embasadas em  exames e dados variados, dependem muito da intuição de cada profissional para se provarem corretas.
O texto deixa claro que qualquer método para a geração de prognósticos, por mais confiável que seja, pode se mostrar errado em algum momento. Porém, é importante tanto para médicos quanto para seus pacientes – e o sistema de saúde em geral – que a maioria deles se mostre correta.
Como exemplo dos problemas gerados pela falta de meios confiáveis, a médica cita o caso de idosos que podem ser forçados a passar por tratamentos dolorosos e desnecessários caso sejam atendidos por profissionais muito otimistas, sobrevivendo por mais tempo ao custo de uma boa qualidade de vida. Já um médico muito pessimista podem negligenciar cuidados, praticamente condenando à morte pessoas capazes de viver por mais alguns anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário