Sites parceiros

sábado, 7 de abril de 2012

João de Deus: o médium que faz cirurgias e atende milhares por semana



João de Deus, que visitou Luiz Inácio Lula da Silva durante o tratamento do ex-presidente contra um câncer de laringe, é um médium no atacado, que atende três vezes por semana a uma média de mil enfermos por dia, que chegam do mundo inteiro a Abadiânia, a 115 km de Brasília, onde ele pratica cirurgias sem assepsia, usando tesouras, facas e bisturis.

"Vou te curar", diz João de Deus a uma jovem. O médium em transe segura a jovem e enfia uma agulha de quatro centímetros na sola do seu pé.

"Vai doer, não olhe", continua, voltando a enfiar a agulha várias vezes.

Ela parece não sentir nada e quando acaba, o médium de quase setenta anos e semi-analfabeto, esboça um belo sorriso. A mulher, emocionada, diz estar curada de um mal crônico que os médicos não conseguiram tratar.

Nascido em 24 de junho de 1942 como João Teixeira de Faria, este homem se diz espírita, seguidor da doutrina fundada em meados do século XIX pelo francês Allan Kardec, que hoje tem cerca de três milhões de seguidores no Brasil.

Este curandeiro da fé, que supostamente incorpora entidades espirituais quando está em trase, diagnostica doenças, prescreve tratamentos e realiza cirurgias psíquicas, às vezes com as mãos e outras com facas de cozinha, bisturis e tesouras.

"Sem assepsia e sem anestesia, com a mesma mão com que saudou centenas, João de Deus abriu o olho de um paciente e com uma faca começou a raspar, como se arranhasse o chão. Dava para ouvir o barulho. O paciente nem se mexeu e, então, ele disse: 'está curado, pode ir'", contou o ortopedista Reinaldo Da her à AFP, ao descrever a sessão que acabava de presenciar. O médico relatou que costuma visitar o médium por estar convencido de seu poder. "Tenho que acreditar porque vi", afirmou.

"Desde os oito anos de idade, Deus me transmitiu esta energia. Eu não curo, quem cura é Deus", disse o médium à AFP em um breve intervalo, sentando em uma poltrona, quando parece mais frágil e acabado.

"Quando tudo acontece, estou dormindo. Sempre quis ver meus trabalhos, mas quando acordo, todo mundo já foi embora", contou.

Da média de mil pessoas por sessão que João de Deus atende, mais da metade é de estrangeiros. E o procedimento costuma ser o mesmo: o curandeiro da fé se senta em uma grande poltrona, com os pés apoiados em uma almofada. À frente dele e em salas vizinhas, várias centenas de médiums e admiradores meditam para formam uma corrente energética.

E então, um a um, todos os que chegaram desfilarão perante João de Deus, que os atende muitas vezes em menos de um minuto.

Cada um traz consigo uma história difícil. Muitos foram desenganados pela medicina tradicional e se agarram à última esperança que deixam transparecer em seus olhares ansiosos, mas iluminados. Também vêm os que procuram emprego ou espiritualidade. Muitos voltaram só para agradecer a cura de males que variam do câncer à catarata.

"Todos serão atendidos", garante, na arejada antessala, um voluntário com microfone. As instruções e mensagens espirituais são dadas em inglês, francês, espanhol, alemão, russo e português, em meio ao murmúrio de mais de mil pessoas vestidas de branco e assistidas por dezenas de tradutores.

Uma mulher acompanhava o filho de 11 anos, em cadeira de rodas, com evidentes problemas de controle dos movimentos, que fazem com que provoque nele mesmo ferimentos graves. É uma imagem desoladora de uma família que luta pelo menino de olhos vivos. "Sabemos que enfrentamos um quadro muito complicado, mas vimos uma melhora", contou a mãe, brasileira residente nos Estados Unidos.

"Vim em 2006, com esclerose múltipla e presa a uma cadeira de rodas desde 1999, quando os médicos não tinham mais respostas. E aqui estou, saudável e andando. Não tenho mais sintomas", relatou, exultante, outra paciente, Marina, de origem russa e radicada em Nova York, que hoje é médium e guia no local.

João de Deus atende há 35 anos nesta pequena cidade do centro-oeste, cuja economia gira ao seu redor. Há mais de 40 pousadas e dezenas de táxis em permanente vai-e-vem com pacientes que chegam ao aeroporto de Brasília.

Ele atende gratuitamente. Sua renda, garante a gerência do centro, provém de doações, da venda de remédios naturais e de sua água purificada.

O curandeiro espiritual visitou várias vezes o ex-presidente Lula no hospital onde tratou o câncer da laringe em São Paulo, afirmam seus assessores. Ele guarda silêncio a respeito. Na semana passada quem o visitou foi a milionária apresentadora de TV americana Oprah Winfrey.

Outros se perguntam se João de Deus é um verdadeiro milagreiro ou simplesmente um criador de ilusões, especialmente a instituição médica.

"As cirurgias em ambientes contaminados, prescrições terapêuticas indevidas, são formas temerárias de manifestação religiosa que, naturalmente, entram no campo da ilegalidade", afirmou o vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital, em entrevista à TV Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário