Sites parceiros

terça-feira, 8 de maio de 2012

Namorada branca de Usain Bolt sofre racismo na Jamaica


A designer eslovaca Lubica Slovak, 28 anos, está desde novembro namorando o jamaicano Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo, atual campeão olímpico dos 100 e 200 metros rasos. Morando na Jamaica, Lubica está sofrendo uma rejeição dos habitantes locais por ser branca, e Bolt por a ter escolhido.
No fim de semana, repercutiu na imprensa inglesa uma matéria do jornal Daily Mail, que reproduziu alguns comentários em fóruns jamaicanos da internet: "Logo agora, Bolt? Alguns homens negros bem-sucedidos obviamente sofrem do complexo de mulher branca", "Com tantas mulheres na ilha e você escolhe uma boneca de neve" e "Esses superstars vão sempre nos decepcionar se dependermos deles para elevar nossa identidade racial".
Apesar de serem muitos discretos em suas saídas para jantar no subúrbio da capital Kingston, o casal foi alvo de uma brincadeira do jornal "Jamaican Observer" no último mês. Uma charge mostrava uma mulher com uma frase "local" em sua camiseta, olhando enquanto Bolt corria para os braços de uma mulher branca, com a inscrição "designer eslovaca" na saia. Veja abaixo:


Lubica nasceu na Eslováquia e mudou para o Canadá aos 13 anos, acompanhada do pai. Estudou design na Universidade de Toronto e depois mudou para a Jamaica, país pelo qual havia se apaixonado em 2000, quando passou um feriado ali. Ela conheceu Bolt através de um amigo em comum e disse não se incomodar com o preconceito: "Amor não tem raça, é uma ligação de coração com coração", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário