Sites parceiros

sábado, 7 de abril de 2012

"Gladiadores" protestam no Coliseu de Roma contra proibição da atividade

Uma dezena de "gladiadores" que trabalham tirando fotos com turistas no Coliseu de Roma se manifestaram neste sábado no monumento, em protesto contra a decisão da Prefeitura de proibir a atividade.
Diante dos olhares de milhares de turistas e romanos que visitavam o famoso Anfiteatro Flaviano (verdadeiro nome do Coliseu), os manifestando protestaram por oito horas com cartazes e gritando frases como: "Alemanno (Gianni Alemanno, prefeito de Roma) nos dá uma mão", "30 famílias romanas sem pão a partir de hoje" e "Direito ao trabalho".
Enquanto quatro "gladiadores" subiram ao segundo andar do Coliseu e colaram cartazes, outros informavam os visitantes sobre as causas da manifestação e também se reuniram com representantes da Prefeitura.
A Superintendência de Bens Arqueológicos de Roma e a Prefeitura decidiram há vários dias proibir a presença dos falsos "gladiadores" do Coliseu, por considerá-los "abusivos". Outra exigência foi retirada de todas as caminhonetes que vendem lembranças ou comidas e bebidas no local como forma de preservá-lo.
Por outro lado, os manifestantes pedem que seu trabalho seja regularizado pela administração municipal. "Não somos delinquentes, somos pais de família que têm direito a um trabalho. É com ele que levamos o pão para casa. Não podem fazer isso, não incomodamos ninguém e não destruímos o Coliseu. Os turistas estão muito felizes em tirar fotos conosco", disse Claudio, um dos "gladiadores".
Os turistas afirmaram que os "gladiadores" não fazem mal a ninguém e alguns romanos aproveitaram a oportunidade para criticar a Prefeitura pelos depósitos de lixo existentes no lugar. A queixa é que isto sim deixa a área do Coliseu menos bela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário