Sites parceiros

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Séries sofrem desgaste natural, perdem qualidade e se arrastam para o fim de forma indigna


Criticar séries de TV é mexer com a paixão das pessoas, é divagar sobre gostos e opiniões pessoais e provocar a ira dos mais radicais. Mas é fato que muitas séries se perderam, perdem e se perderão em suas histórias. Nenhuma delas consegue entender a necessidade de seu fim.
Há um derradeiro esgotamento de toda história. Saber renová-la é uma arte para poucos, e saber quando encerrá-la, uma atitude de coragem e bom-senso. Toda história deve nascer com data para acabar, prevendo um final digno a sua trama e a seus personagens, mas não é o que costuma ocorrer, principalmente com aquelas que fazem mais sucesso comercial. LOST e Arquivo-X foram dois bons exemplos.
Tendo isso em mente, separamos algumas das séries atuais que, em nossa opinião, já deviam ter acabado para o bem geral da TV, mas que continuam vivas porque de uma forma ou de outra ainda dão lucro aos canais onde são veiculadas.
A sua série preferida está no meio e não concorda? Acha que estou certo quanto a uma série que você também detesta? Tem alguma série que ache horrível e que não consta na lista? Comente!
Sobre o que é a série? Charlie (Charlie Sheen), Um homem solteiro, mulherengo e que curtia sua vida muito bem em sua casa de praia em Malibu sofre uma reviravolta quando seu irmão, Alan (Jon Cryer), pede para morar com ele enquanto está se divorciando, e com ele trás seu filho, Jake (Angus T. Jones). Após 8 temporadas Charlie morre e um bilionário chamado Walden (Ashton Kutcher) compra a casa de Charlie e passa a morar com Alan e Jake após se tornar amigo deles.
Em qual temporada está? 9ª
Por que já deveria ter acabado? Esta é uma série que marcou época na TV e foi uma das minhas prediletas por certo tempo, mas que enfrenta um momento terrível. Absurdamente, se não criminosamente, tentam manter a série no ar sem o protagonista Charlie Sheen , que esculachou os criadores da série e foi mandado embora. Isso é uma ofensa aos telespectadores, já que mais de 80% da graça da série estava nele, o homem com sangue de tigre. A série inovou bastante desde então, mas não convenceu.

Sobre o que é a série? Reality show que não é reality show (tem script mesmo que os produtores neguem) onde pessoas não tão desconhecidas são devidamente escolhidas por características polêmicas (além do grau de apelo sexual) são colocadas numa mega casa para eliminarem do programa umas as outras.
Em qual temporada está? 12ª
Por que já deveria ter acabado? A ideia original era até boa, de ver o comportamento e desdobramentos psicológicos das pessoas em confinamento e em constante competição, mas se desgastou muito rápido e se transformou num circo de mal gosto, com mulheres seminuas se mostrando, garotos sarados se exibindo, novelinhas de rusgas entre os "bbb's" e competição tola de futilidades. Se fosse pra mostrar corpos, podiam ter comprado os direitos e adaptado SOS. Malibu (Baywatch) . Pelo menos tinha uma história. Coisa que o BBB sequer tem.

Malhação (1995)
Sobre o que é a série? A "trama" começou numa academia, depois migrou para um colégio - não um, mas vários, um por temporada - passando por hotéis, resorts, etc. Basicamente mostra pequenos dramas cotidianos de grupos de pré-adolescentes, adolescentes, jovens e poucos adultos que são ligados de alguma forma pelo local mostrado durante a temporada. É tipo um Barrados no Baileversão brasileira, só que pior.
Em qual temporada está? 20ª
Por que já deveria ter acabado? É uma vitrine de atores para a Rede Globo e tem servido bem a este propósito, revelando muitos atores e atrizes que fazem as oficinas de atores do canal e tem se tornado artistas de destaque na teledramaturgia global. Mas eles bem que podiam mudar o nome da série a cada temporada, dar uma variada, melhorar o argumento! Não há continuidade quase alguma (o nome Malhação não significa absolutamente mais nada há muito tempo), as tramas se repetem a exaustão e tirando um ou outro ator a maioria é sofrível.

Falling Skies (2011)
Sobre o que é a série? Pessoas comuns dos Estados Unidos tentam sobreviver no mundo em ruínas após uma invasão alienígena global, reorganizando-se como resistência para tentar combater os invasores que tentam exterminá-los e que escravizam as crianças pequenas com arreios que dominam suas mentes e os transformam em membros da raça alienígena invasora.
Em qual temporada está? 2ª
Por que já deveria ter acabado? Sou grande fã desta série, mas sei que ela deve acabar, e logo. O ritmo é muito lento e em muitos episódios não acontece nada. Esta é uma série que devia ir logo ao ponto, mas fica dando voltas, fica inserindo dramas desnecessários, deixando os telespectadores irados. É a típica série que devia terminar em 4 temporadas no máximo, mas parece querer se estender por no mínimo 10. Mesmo fã, eu não quero isso.

Dexter (2006)
Sobre o que é a série? Um psicopata que trabalha para a polícia de Miami como técnico forense em sangue, treinado por seu falecido pai adotivo (um famoso policial) desde a infância para guiar sua necessidade assassina para algo mais construtivo: ele mata serialmente criminosos que a polícia não consegue prender por falta de provas, as quais ele consegue de forma ilegal, sem mandatos, para justificar a si mesmo que está liberado para matar.
Em qual temporada está? 7ª
Por que já deveria ter acabado? Estou me arriscando. Falar mal de uma série sobre um psicopata é pedir para ter fãs meio perigosos me odiando. Mas calma gente, vou explicar meu ponto de vista. Dexter é outra série da qual sou grande fã, um marco na TV, com um protagonista fenomenal. Assisti as 3 primeiras temporadas com grande afinco, adorava tudo o que ocorria. Mas temos que convir que a série caiu num lugar comum há algum tempo mostrando um Dexter muito atenuado, criando filhos e com conflitos internos pobres depois dos principais serem resolvidos. O problema da série pode ter sido a primeira temporada, que teve um final extremamente forte, insuperável no meu entender. Tudo o que veio depois foi dramaticamente inferior, e nos últimos anos, parece que isso se atenuou. Os produtores da série parecem ter notado isso e já decretaram que a 8ª temporada será a última.

Burn Notice (2007)
Sobre o que é a série? Um agente da CIA, após uma operação na Nigéria, é traído e obrigado pela agência a ficar em Miami sob risco de ser preso caso saia de lá. Sem opções ele começa a trabalhar como detetive particular para juntar dinheiro e financiar sua própria investigação,a fim de entender por quem e porque foi "queimado", ou seja, desativado, deixado de escanteio e silenciado.
Em qual temporada está? 5ª
Por que já deveria ter acabado? Mais uma boa série que peca por prolongar uma história que já devia ter acabado. A fórmula de sempre salvar "a vítima da semana" é tediosa. Ele poderia resolver esse assunto de descobrir quem o queimou logo e daí a série poderia acabar ou mudar de ares, com o protagonista (Micheal) voltando a ser um agente em missões pelo mundo, ou então se mantendo como detetive particular mas podendo agir em outros locais do país ou do mundo. Seria uma ótima variação.

Sobre o que é a série? Pode-se dizer que a série é um enorme flashback, já que ela é a narração do personagem Ted Mosby contando a seus filhos, 25 anos no futuro, como conheceu a mãe deles e suas peripécias na época junto com seu grupo de amigos.
Em qual temporada está? 8ª
Por que já deveria ter acabado? Atualmente é uma das séries que mais possui "viúvas" - fãs que já não assistem mais a série por achá-la chata e repetitiva. É mais uma boa série que caiu no mesmo problema de enrolar a trama e não fazê-la andar rumo ao fim, que seria mostrar finalmente quem é a mãe com que ele se casou e como se apaixonou por ela. Houve muitas mudanças nas últimas temporadas e muito tempo foi gasto explicando o porque das mudanças. A série meteu os pés pelas mãos, e se a 8ª temporada não for a última (muitos dizem e torcem que sim), será um desastre para todos, inclusive para os atores (especialmente Jason Segel) que não merecem marcar negativamente suas carreiras com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário