Sites parceiros

domingo, 10 de julho de 2011

programa de afiliados






Como muitos sabem, o Buscapé foi criado por um grupo de estudantes da USP Brasil em 1999. Depois de 10 anos ele se tornou o maior sites de comparação de preços do Brasil. Cresceu tanto, que foi vendido em 2009 para a empresa Naspers Limited da Africa e virou internacional. De lá pra cá muitas coisas mudaram na empresa, uma delas foi a criação de uma plataforma própria para gerenciamento: afiliados Lomadee. Como funciona, como a Lomadee paga os afiliados e uma análise detalhada você pode conferir logo a seguir.

Lomadee

Aqui no Programa de Afiliados, mantenho contato com diversos responsáveis por grandes redes de afiliados, uma delas é a Lomadee. Apesar de muitos boatos e discussões sobre a credibilidade empresa, considero uma das melhores do Brasil. Não vou citar nomes aqui no blog, mas infelizmente não podemos investir nas redes de afiliação brasileiras por diversos motivos. Por tudo isso resolvi criar um artigo com os pontos positivos e negativos dos afiliados Lomadee. Espero que gostem e deixem um comentário. Se tiver alguma sugestão ou dúvida, pode postar também e vou ajudar a responder (juntamente com o pessoal da Lomadee). Quero ressaltar que o fato de manter contato com a empresa e gostar da forma de trabalho não altera os itens avaliados. Os pontos são verificados imparcialmente e a nota não é manipulada para beneficiar a empresa.

Quem é a Lomadee

Antigamente os Afiliados Buscape eram gerenciados pela própria empresa. Como o foco era apenas um - comparação de preços - não haviam regras bem definidas para o programa de afiliados. Por um lado isso era bom, pois a flexibilidade era maior, mas por outro era ruim, porque o novo afiliado tinha apenas uma opção de comissão: por clique (CPC). Além disso, a empresa não dava conta da crescente demanda por afiliados e acabava deixando muita gente na mão. Isso ocorria com frequência. Ressalto aqui que a "má" fama do Buscapé foi transferido para a Lomadee, mesmo não sendo correto.

Com a criação da plataforma de afiliados Lomadee, as exigências aumentaram e o gerenciamento ficou muito melhor. A Lomadee paga os afiliados em dia e diretamente na conta. Além disso, a plataforma, que no inicio era apenas Buscapé e BondFaro, começou a gerenciar campanhas de outras empresas. Atualmente a Lomadee conta com mais de 30 empresas com diversas campanhas.

Vantagens da Lomadee

Por ser uma plataforma conhecida, pela marca Buscapé, a Lomadee consegue atrair empresas conhecidas em todo o Brasil, como: Dell, Nokia, Saraiva, Apple, Bondfaro e até o próprio Buscape. Grande parte dessas empresas anuncia exclusivamente na plataforma justamente pela credibilidade de sua marca. Isso dá uma grande vantagem sobre os principais concorrentes.

Outro ponto interessante é que a Lomadee está sempre patrocinando ou envolvida em grandes eventos com o objetivo de integrar os webmasters e divulgar a marca. Na minha percepção essa é a estratégia da empresa para assumir o mercado de afiliação, visto que outras empresas do gênero não tomam essa iniciativa.

Facilidades para Webmasters

Normalmente eu não coloco tópicos como esse no meio do artigo de review, mas teve uma coisa que eu achei muito interessante. A Lomadee dispõe de um Plugin para Wordpress que facilita a divulgação das campanhas. Além disso, o próprio Buscapé possúi uma área voltada para desenvolvedores que permite ao webmaster criar aplicativos e ganhar dinheiro com isso.

Ganhe dinheiro com os afiliados lomadee

As melhores campanhas

Os afiliados Buscapé / Lomadee contam atualmente com 36 campanhas somente para o Brasil. Empresas bastante conhecidas fazem parte do quadro de campanhas da Lomadee, como: Dell, Bondfaro, Nokia, Apple, Buscapé, Saraiva, Amercantil, Sépha entre outras. Veja a seguir algumas das melhores campanhas disponíveis:
  1. Dell - CPA - 5%
  2. Bondfaro - CPC - 0,10
  3. Nokia - CPA 8%
  4. Apple - CPA 5%
  5. Saraiva - CPA 8,5%

Os pagamentos

A Lomadee paga de uma maneira diferente de todas as outras redes de afiliados. Além de poder escolher datas pré-definidas (dia 05, 10, 15, 20, 25 ou 30) para o pagamento das comissões é possível utilizar o recurso de Cashout. Se você tiver saldo disponível basta clicar no ícone de Cashout e receberá seu pagamento em até 4 dias úteis, independente das datas pré-definidas.

Com relação ao tempo levado para que as comissões sejam efetivadas (período de validação), cada campanha exibe a informação "Janela de Comissão" que mostra o prazo entre o clique na divulgação de um potencial consumidor em determinado anúncio (link ou banner) e a conclusão do evento (compra ou geração de cadastro, por exemplo). Dessa forma é possível escolher entre promover ou não uma determinada campanha.

ANÁLISE DETALHADA DA LOMADEE

A análise a seguir foi feita baseada nos itens de qualidade identificados pelos nossos leitores. A nota pode ser alterada se houver queda ou aumento na qualidade do programa de afiliados. A cada novo item incluído nos critérios de qualidade o afiliado será reavaliado e a nota poderá ser modificada.

A análise considera somente as informações necessárias para que o usuário afiliado faça seu trabalho da melhor maneira possível. Portanto não considera informações relativas ao produto ou serviço, como: valores, características, qualidade, etc. De acordo com a avaliação, a plataforma de Afiliados Lomadee atendeu a 42 dos 49 itens avaliados.
INFORMAÇÕES BÁSICAS:
AVALIAÇÃO DO WEBSITE:
ATENDIMENTO E SUPORTE:
SISTEMA DE COMISSÕES:
SISTEMA DE PAGAMENTO:
ANÚNCIOS DISPONÍVEIS:
PROPAGANDAS ACEITAS:
POLÍTICAS DA EMPRESA:
O QUE AS PESSOAS FALAM: Esse item foi desconsiderado. *
NOTA: 8.08/10.00
* Foram encontradas diversos comentários feitos sobre a migração do Buscapé para Lomadee, como funciona e diversos detalhes. Por esse motivo não é justo avaliar a plataforma antiga, que aceitava todos os tipos de sites, com a nova, que restringe sites de pirataria, pornográficos, hacker, etc.

PONTOS POSITIVOS DA ANÁLISE

  • Para algumas campanhas dos afiliados Lomadee onde, por exemplo, a janela de comissionamento é de 60 dias a empresa conseguiu validar os Leads em apenas 15 dias e disponibilizar o valor para resgate.
  • Notei que a empresa faz questão de manter os afiliados mais próximos através de anúncios de novidades já na página inicial da plataforma (depois de logar). Além disso, a disponibilização de Gadgets facilita a vida dos webmasters e acaba por fidelizá-los pela praticidade que isso oferece.
  • A Lomadee disponibiliza diversos relatórios integrados aos códigos gerados. Para cada banner, link trackeado, flash, etc. é possível ter um comparativo entre: Exibições x Cliques, CPC, Vendas ou Leads.
  • Outro ponto positivo é o histórico de códigos gerados, assim como acontece no AdSense. Se você quiser testar 2 banners iguais, porém em áreas distintas do site (para ver qual é mais eficiente) os códigos ficam gravados e você pode conferir qual teve mais Leads, Cliques ou Vendas. Além disso, pode excluí-los a qualquer momento e recuperá-los em uma "Lixeira de Códigos".
  • Periódicamente são disponibilizados tutoriais sobre como utilizar determinadas ferramentas da Lomadee, o que é mais um ponto positivo considerando que a maioria das redes de afiliados tem apenas FAQs.

PONTOS A SEREM REVISADOS

  • Para o novo afiliado é importante saber o tempo que seu site ou blog ficará em espera, para ser analisado. Não foi encontrado nenhum ponto no FAQ que esclareça essa questão. Além disso, diversas pessoas pesquisam no Google procurando por essa informação.
  • Diversos usuários reclamam da falta de satisfação quando um site é recusado pela plataforma. É importante que o afiliado saiba exatamente porque seu site foi recusado; quais itens da política da empresa não foram atendidos. Uma sugestão é que a empresa avalie alguns casos mais antigos (da plataforma buscapé) que foram reprovados injustamente, como é o caso do colega Celso Lemes, do blog Criar Sites.
  • Existem diversos canais de comunicação com a empresa, mas não é disponibilizado um tempo previsto para o atendimento. Além disso, não existe um telefone de contato direto com a Lomadee. Isso é importante para dar mais segurança aos afiliados no momento do ingresso na plataforma.
  • A plataforma não informa se existe algum custo de pagamento, assim que solicitado. Esse é um bom ponto a ser revisado para evitar artigos de reclamação, como já houve no antigo afiliado buscapé.
  • Um ponto que vale a pena incluir é um gráfico com valores em espera. Notei que apenas conversões confirmadas aparecem nos relatórios. Tudo o que estiver em espera aparece apenas no Gadget "Meu Saldo", como "Saldo a confirmar".
Banner Lomadee

CONCLUSÕES SOBRE A LOMADEE

A plataforma Lomadee muitas vezes é vista com maus olhos. A questão é que desde a entrada da plataforma, deixando de ser simplesmente Buscapé, muita coisa mudou. Com essa análise podemos observar que a empresa tem diversos pontos a melhorar, mas em contrapartida possui muitos pontos bons que a destacam das outras. Considerando os pontos analisados, esse foi um review justo do ponto de vista técnico, mas injusto do ponto de vista dos afiliados. Isso aconteceu devido ao fato de a maioria dos comentários levarem em consideração o antigo sistema de afiliados Buscapé.

Na minha opinião, todas as redes de afiliados tem alguns problemas, a própria Netaffiliation atraza seus pagamentos algumas vezes, mas não é por isso que deixam de ser ótimas opções. A Lomadee é uma delas. Vale à pena se cadastrar e conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário