Sites parceiros

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Worldbestnet-Maitê Proença vira 'estudante' na plateia do TED em Copacabana

No meio das mil pessoas de 69 países diferentes que assistem à primeira conferência TED Global no Rio, a atriz e apresentadora Maitê Proença não esconde a animação. De crachá e material a tiracolo, ela acompanhou junto ao público o primeiro dos cinco dias de apresentações do evento nesta segunda-feira (6).

A série de palestras e apresentações de diversas áreas tem a missão de mostrar"ideias que merecem ser espalhadas". O nome vem da sigla "tecnologia, entretenimento e design". Serão 66 nomes entre cientistas, artistas e ativistas de todo o mundo.

"Comprei e estou aqui para ver as palestras. Eu conhecia da internet. Nunca tinha ido ao TED Global. Mas conheço gente que foi e acho interessante. Na verdade todas as palestras vão estar na internet. Parece que não tem razão para você pagar US$ 6 mil [preço do ingresso para o evento]. Mas tem, porque é diferente. Tem alguém introduzindo as pessoas, sempre uma conversa particular além da palestra em si, que a pessoa elaborou e tem um tempo reduzido. Tem uma conversa de acordo com a audiência. E tem todas as atividades que acontecem emparalelo com esse TED Connect [aplicativo de celular para interação entre os participantes]".

Maitê também opinou sobre o primeiro dia de evento. "A palestra mais legal de hoje foi omenino que encontrou aquela pasta que se mistura com o teu metabolismo imediatamente [e interrompe hemorragias]. Isso não deve ter sido uma coisa simples. O menino parece ter 12 anos de idade e você não entende como ele teve tempo para fazer aquele negócio. E tem muito entusiasmo. E logo depois teve uma mulher que falou sobre a arquitetura da morte. Coitada dela! Ninguém gosta desse assunto, mas foi linda a palestra dela", empolga-se a atriz. Perguntada se há alguma palestra nos próximos dias que gostaria de ver, ela disse: "Tem várias, mas se você me der licença, eu tenho que estudar!"TED Global 2014Novidades da neurociência ao funk carioca serão apresentadas desta segunda-feira (6) até sexta-feira (10) na conferência TED Global, em Copacabana, no Rio.Miguel Nicolelis, neurocientista brasileiro que criou o exoesqueleto mostrado na abertura da Copa; Glenn Greenwald, jornalista norte-americano que revelou a espionagem do governo dos EUA; Vincent Moon, diretor francês de vídeos musicais;Melissa Flemming, norte-americana porta-voz da Comissão de Refugiados da ONU;Fabien Cousteau, ambientalista francês neto de Jacques Cousteau; e José Padilha, diretor brasileiro, estão entre os palestrantes. As participações têm no máximo 18 minutos.Neurocientista Miguel Nicolelis vai falar no TED, no Rio .
O TED também vai virar baile funk com a apresentação da Batalha do Passinho, projeto de dançarinos cariocas. Outros números artísticos, selecionados para se intercalar às conversas, vão ser da cantora argentina Juana Molina, da franco-chilena Ana Tijoux e do grupo de cumbia argentino TEDx, que transforma palestras anteriores em canções com o ritmo latino.

O tema do TED Global 2014 é "Sul", porque esta é uma das raras edições fora do Hemisfério Norte. O foco das conversas não fica só nas ciências exatas e se expande para projetos sociais e ambientais relativos a países em desenvolvimento.Vídeos na web e telões na cidadePara o público geral, o TED publica em seusitede graça o vídeo de uma palestra por dia. Aos poucos, as apresentações do Rio serão divulgadas na web. Não há exibição ao vivo na internet - apenas para os assinantes do serviço pago TED Live.Porém, nesta edição, alguns espaços públicos fora do auditório, como a Biblioteca Parque Estadual, no Centro, a Escola Politécnica da UFRJ e o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, vão exibir as palestras durante a semana em telões.Outras edições independentes, chamadas TEDx, já aconteceram no Brasil. Mas esta é a primeira conferência oficial no país. O evento surgiu nos EUA em 1984 e tem vários eventos por ano pelo mundo. Bill Gates, Al Gore, Bono e Bill Clinton já fizeram suas "TED Talks".

Nenhum comentário:

Postar um comentário