Sites parceiros

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Como adicionar legendas em vídeos MP4 e FLV Com este editor você consegue incorporar legendas em vídeos de formatos que outros programas não suportam!

Clic+ Os Melhores Links da Internet para Você

Quem possui qualquer dispositivo portátil com suporte à exibição de vídeos certamente está fadado a depender do formato MP4. Infelizmente, os mais completos programas editores de vídeo gratuitos existentes ainda não suportam essa extensão. Um programa mais simples – sem muitas funções –, porém capaz de incorporar legendas em arquivos MP4 e FLV, é o Avidemux. Portanto, se você quer assistir a vídeos nesse formato, confira os passos abaixo.

Pré-requisitos

Para inserir legendas em vídeos MP4 e FLV, você precisa ter instalado um pacote de codecs atualizado.
Codec
Você também deve instalar o Avidemux.
Avidemux
Além disso, obviamente, é preciso de um vídeo em uma das extensões mencionados e um arquivo de legenda com formato de texto SubRip (SRT), MicroDVD (SUB) ou SubStation Alpha (ASS e SSA) – que pode ser facilmente adquirido em sites especializados em distribuição de legendas feitas por fãs ou profissionais da área da tradução.

Funda legenda e vídeo

O primeiro passo é executar o Avidemux. Depois, selecione “File” (Arquivo), clique sobre “Open...” (Abrir) – ou use o atalho “Ctrl + O” – e indique o arquivo de vídeo a ser aberto.
Abrir
No centro da janela, dentro do menu suspenso embaixo de “Video” – onde está escrito “Copy” –, marque a opção “MPEG-4 ASP (Xvid)”. Caso queira definir somente um trecho específico para inserir a legenda, use as opções “A” e “B” para marcar seu início e final, respectivamente.
Definições
Selecione “Filters” (Filtros) para abrir a janela “Video Filter Manager” (Gerenciador de filtros de vídeo).
Filtros
Navegue até a categoria “Subtitles” (Legendas) e escolha entre as opções “ASS” (para extensões ASS e SSA) e “Subtitler” (para SUB e SRT).
Legendas
Caso a legenda exija o uso da primeira opção, basta clicar sobre “Open” e indicar o arquivo a ser carregado – nesse formato você indica o tipo de fonte usado e espaçamento durante a criação da legenda, então não há razão para configurar nada.
Método simples
Já na segunda opção ("Subtitler"), “Subtitle file” é onde você indica o arquivo com o texto da legenda, enquanto em “Font (TTF)” é necessário indicar na pasta do Windows C:\Windows\Fonts o tipo de letra usada pela legenda. “Encoding” indica o tipo de caractere utilizado, opção que deve ser alterada somente se o texto estiver em grego, japonês, ou qualquer idioma que use um alfabeto diferente do latino.
Mais complexo
Em “Select Color” você indica a cor da fonte. Contudo, preste atenção em “Set Size and Position”, pois nela outra janela é aberta, por meio da qual você deve indicar onde posicionar a legenda, assim como definir seu tamanho.
Posição da legenda
Terminada essa pequena edição, volte para a tela principal do Avidemux. Em “Audio” é possível alterar o formato final do som para deixá-lo mais leve – mantenha “Copy” para não alterá-lo. Finalmente, em “Format” você deve indicar a extensão “MP4” para converter o vídeo – isso se ele for originalmente em FLV ou AVI.
Formato
Para salvar o vídeo, selecione “File”, mova o mouse sobre “Save”, selecione “Save video” – ou então use o atalho “Ctrl + S” – e indique onde armazenar o arquivo criado. Além disso, apesar de não fazer sentido, é preciso indicar a extensão do arquivo ao nomeá-lo.
Salvar
Espere a inserção da legenda terminar para conferir o resultado.
Inserção
Caso não queira esperar demais, mude “Priority” (Prioridade) para “High” (Alta). Por outro lado, se o vídeo for grande demais, você pode marcar “Shutdown computer when finished” para que o computador seja desligado automaticamente com o término da criação do arquivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário