Sites parceiros

quarta-feira, 28 de março de 2012

Comissão discutirá veto ao MMA na TV aberta. Vale (mais um) debate?


MMA novamente na berlindaKung fu, caratê, full contact, jiu-jitsu. Não tem jeito. Nenhuma arte marcial ou esporte de combate que caiu nas graças do povo deixou de entrar na mira de políticos e associações de reputação duvidosa que 'prezam os bons costumes'.


O bola da vez, claro, é o MMA, fenômeno de audiência há anos na TV fechada que atualmente ganha espaço gradativo nas emissoras abertas. Mesmo de forma subjetiva, a modalidade corre risco de 'pagar o pato', mais uma vez.

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática realizará audiência pública para discutir Projeto de Lei 5534/09 , que visa banir a transmissão de lutas marciais não olímpicas nas emissoras de televisão.

Os autores dos requerimentos, deputados Sibá Machado (PT-AC) e Emiliano José (PT-BA) se dizem preocupados com a violência das lutas de artes marciais mistas e com uma possível ofensa aos direitos humanos. A data da audiência ainda não foi marcada.

De acordo com Emiliano José, a busca incessante pelo lucro, pelo espetáculo e pelo sadismo traz de volta a barbárie do passado, sem muitas diferenças. Ele afirma que as lutas marciais que não participam dos Jogos Olímpicos (que são judô, taekwondo, boxe e luta olímpica) provocam remissão quase automática ao Coliseu Romano, a mais famosa das arenas onde lutavam os gladiadores. Um tinha  de vencer, o outro seria morto ou chegaria a ferimentos que o impossibilitavam de lutar.

Advogados, professores, diretores de televisão e Anderson Silva, dono do cinturão dos pesos médios do UFC, serão os convidados.

Mais uma vez, a PERGUNTA: o debate realmente é válido? Ou o MMA novamente vai ser o bode expiatório para fortificar interesses alheios e tentativas de bom-mocismo? Não seria melhor se abrigar no livre arbítrio que cada um tem para assistir - ou não - qualquer coisa relacionada ao assunto? Opine à vontade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário