Sites parceiros

sexta-feira, 16 de março de 2012

Após pagar fiança, George Clooney deixa prisão e fala com jornalistas



O ator e diretor americano George Clooney pagou fiança e deixou a prisão, após ficar detido durante algumas horas nesta sexta-feira por desobediência civil ao protestar em frente à embaixada do Sudão em Washington (EUA).


De acordo com a imprensa americana, a fiança paga pelo ator foi de apenas US$ 100. No total, 15 pessoas foram detidas durante o protesto --incluindo o ator, seu pai e dois membros do Congresso americano.

A rede de TV americana CNN mostrou Clooney conversando com jornalistas após ser solto, voltando a reforçar a necessidade de ajuda imediata ao Sudão.

Ele fez piada sobre a prisão. "Foi muito duro", brincou. "Foi minha primeira vez na cadeia, e espero que a última".

Mais cedo, a rede de TV americana CNN mostrou imagens do ator sendo algemado ao ser preso, ao lado de seu pai. Ele explicou a um grande número de câmeras de TV que exige que o governo do Sudão autorize à comunidade internacional o envio de ajuda à região "antes de que esta se converta na pior crise humanitária do mundo".


Kevin Lamarque/Reuters
Ator George Clooney é preso por desobediência civil após protestar em Washington
Ator George Clooney é preso por desobediência civil após protestar em Washington

Ontem, Clooney -- que é partidário de Barack Obama-- esteve na Casa Branca para denunciar a crise humanitária nas regiões fronteiriças entre o Sudão e o Sudão do Sul.

Na noite de quarta-feira (14), ele foi um dos convidados do jantar da Casa Branca em homenagem ao primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, e retornou de uma viagem do Sudão há poucos dias.

PEDIDO A OBAMA

Em declarações aos jornalistas que cobrem a Casa Branca, o ator revelou ontem à noite que pediu a Obama que convença a China a unir-se à pressão internacional sobre o governo sudanês com o objetivo de permitir que as forças de socorro entrem na fronteira sul do país, castigada pela fome.

Segundo o ator, o presidente americano se comprometeu a tratar a questão com o presidente chinês, Hu Jintao, em sua próxima reunião bilateral.


Win McNamee/France Presse
Ator George Clooney é algemado ao ser detido durante protesto em Washington
Ator George Clooney é algemado ao ser detido durante protesto em Washington

Na quarta-feira (14), Clooney participou de uma audiência do Comitê de Exteriores do Senado para expor sua visão sobre o Sudão e pressionar os legisladores do Capitólio a interferirem na questão.

Porém, nem todas suas declarações se referiram aos problemas nas regiões do sul do Sudão.

Perguntado sobre as possibilidades de reeleição de Obama, Clooney, que doou dinheiro para sua campanha, respondeu que espera que tudo corra bem. "Sou democrata e partidário do presidente. Espero que tenha sucesso nas eleições".

Nenhum comentário:

Postar um comentário