Sites parceiros

quarta-feira, 21 de março de 2012

Atirador planejava novo ataque, diz Sarkozy a representantes judaicos


Atirador planejava novo ataque, diz Sarkozy a representantes judaicos
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, afirmou nesta quarta-feira a representantes da comunidade judaica que o suspeito do massacre que matou quatro pessoas em Toulouse, no sul do país, pretendia executar um novo ataque.


Suspeito de matar três crianças e um professor em uma escola judaica na última segunda-feira (19), Mohamed Merah está cercado por forças especiais da polícia francesa, em um prédio residencial no bairro Croix-Daurade, em Toulouse. Durante o cerco, o suspeito trocou tiros com a polícia e deixou três policiais feridos.


Nicole Yardeni, delegada local do Crif (Conselho Representativo de Instituições Judaicas), afirmou que Sarkozy fez a revelação durante uma reunião com representantes das comunidades religiosas em Pérignon, perto do local onde o suspeito está cercado pela polícia.


"Ele tinha um plano para matar na manhã desta quarta-feira", disse Yardeni.


Fontes policiais informaram, um pouco antes, que haviam encontrado explosivos no carro de um dos irmãos de Merah, 23, o suspeito dos assassinatos em Toulouse.


Segundo os primeiros indícios, é um irmão também comprometido com a ideologia salafista. A polícia não revelou o tipo dos explosivos achados.


A mãe do suspeito, seu irmão e a companheira deste foram detidos nesta quarta-feira como parte da investigação dos três ataques, informaram fontes judiciais.


As detenções para investigação, que segundo a lei francesa podem durar até quatro dias em casos de terrorismo, aconteceram na manhã desta quarta-feira.


O ministro do Interior, Claude Guéant, afirmou que são detenções "por precaução".


SUSPEITO


Merah é um francês de origem argelina com antecedentes criminais e que, depois de passar por Paquistão e Afeganistão, se declara jihadista da rede terrorista Al Qaeda.


Entrincheirado num prédio de Toulouse com várias armas, segundo alega, ele reivindica ser um "mujahidin" (combatente de Deus) e um membro da Al Qaeda, segundo o ministro do Interior, Claude Guéant.


Nascido em 10 de outubro de 1988 em Toulouse, possui relações com pessoas ligadas ao salafismo e jihadismo e realizou duas viagens, uma ao Afeganistão e outra ao Paquistão, segundo ainda o ministro.


Não existem informações concretas sobre sua participação em um campo de treinamento.


A investigação deve determinar se ele atuou sozinho ou com a ajuda de uma célula, e se ele pertence à Al Qaeda, como reivindica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário