Sites parceiros

sexta-feira, 9 de março de 2012

EUA chegaram até Bin Laden por meio de esposa ciumenta, diz general

Foto: Reprodução de TVOs ciúmes de uma das primeiras esposas de Osama Bin Laden teriam sido responsáveis pela morte do ex-líder da Al-Qaeda.

Segundo Shaukat Qadir, um general reformado do Paquistão, Bin Laden foi vítima de um complô armado pela organização terrorista, com a ajuda da esposa ciumenta, que desejava punir Osama e uma rival mais jovem.

A conclusão do general foi fruto de uma investigação de oito meses, que contou com visita à casa de Osama e conversas com agentes que ouviram as esposas detidas.

Qadir afirma ainda que Bin Laden sofria de uma deficiência mental desde 2001, o que fez com que um membro da al-Qaeda egípcia, Ayman Al-Zawahiri, quisesse executá-lo.

A organização acobertou a fuga do terrorista, escondendo-o em Abbottabad. Lá, mandou construir uma casa estilo mansão, para onde Bin Laden se mudou em 2005 com filhos e duas esposas, Amal e Sheehan.

Volta de Jairia

Em março de 2011, uma outra mulher, a saudita Jairia, foi acomodada nas dependências. Ele havia se casado com a nova hóspede no fim da década de 80, mas estava sem vê-la desde 2001.

Jairia havia se refugiado em uma casa no Irã, e chegou a passar meses em um campo da Al-Qaeda no Afeganistão antes de ir a Abbottabad, onde o terrorista foi morto, dois meses depois, em ataque norte-americano.

A mulher saudita era conhecida pelo ciúme doentio e despertou suspeitas, sobretudo do filho do terrorista, Khalid, ao se instalar no primeiro andar da casa de Osama, quando se mudou.

Preocupado, Khalid chegou a falar sobre o risco de traição com o pai, que apenas comentou: "O que tiver de acontecer, acontecerá".

Ela teria dito ao filho do terrorista que precisava fazer a "última coisa" pelo marido.

De acordo com o general, a função de Jairia era orientar os EUA a chegar até a casa de Bin Laden, atendendo a um comando da Al-Qaeda e de Al-Zawahiri.

O governo norte-americano, no entanto, negou a existência de um conchavo e garantiu que encontrou Osama Bin Laden sozinho.

Qadir também assegura que o Exército do Paquistão soube da presença do terrorista em Abbottabad, no final de abril, pouco tempo antes do ataque dos EUA. Os paquistaneses negam o depoimento controverso do general, que ainda não apresentou provas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário