Sites parceiros

sexta-feira, 16 de março de 2012

'Foi uma pancada', desabafa Luiza Valdetaro sobre leucemia da filha Maria Luiza, de 4 anos, está há um mês se tratando contra a doença em São Paulo, para onde se mudou a família da atriz

A atriz com a filha

Luiza Valdetaro sofreu um baque no dia 17 de fevereiro. Depois de três dias de febre alta e três dias de muitos exames, sua filha, Maria Luiza, de apenas 3 anos, recebeu o diagnóstico de leucemia naquela sexta-feira pré-carnaval. Assim que soube da confirmação da doença, a atriz e o marido dela, o empresário Alberto Blanco, levaram a menina num avião-ambulância para o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

"Maria Luiza estava com febre alta, mas continuava dançando e brincando. Estava bem, não estava apática ou sem apetite. Mas como não melhorava, já fomos achando que seria alguma coisa séria. O diagnóstico de leucemia foi uma pancada. Tiraram o meu chão. Não desejo essa dor para ninguém", desabafou Luiza, por telefone, direto da capital paulista, para onde a Família se mudou provisoriamente. "Alugamos um apartamento na Vila Nova Conceição para ficar perto do hospital", completou.

O tratamento contra a leucemia, com quimioterapia e a implantação de um catéter no peito, começou imediatamente. Quase um mês depois, na terça-feira, 13, data do aniversário de 4 anos de Maria Luiza, veio a boa notícia: exames comprovaram que a pequena não tinha mais uma célula doente pelo corpo.

"Entramos no campo de batalha e a primeira foi vencida. Maria Luiza está levando muito bem, sem efeitos colaterais e por conta do progresso rápido, vai cumprir um tratamento mais light, já que está com risco baixo. As doses de remédios serão menores e ela vai se livrar de alguns. Depois da notícia ruim, só tenho tido boas", explicou a atriz sobre o tipo de leucemia da filha, do tipo B, o mais brando e mais comum entre as crianças.

Tratamento dura dois anos

Apesar da primeira vitória, Maria Luiza não está curada. "Ela tem que cumprir o procedimento inteiro do tratamento, que dura dois anos. Só depois a remissão estará completa [fase em que não há mais sinais da doença em atividade] e ela se livra do tratamento. Mas este primeiro resultado foi muito importante, uma vitória", comemorou a atriz.

O primeiro bloco da quimiterapia - o mais intenso - terminou nesta quinta-feira, 15. "O exame de sangue deu que está tudo sob controle. As defesas dela estão boas. Minha filha está boa, não tem vômito, não está se sentindo mal. O hemograma dela está melhor do que o meu! [risos]. O segundo bloco do tratamento será mais brando, com doses baixas de remédios. O período mais crítico já passou. Felizmente, não tivemos maiores dificuldades", contou.

Daqui a um mês, Luiza e Maria Luiza voltam ao Rio para continuar o tratamento. "São cinco blocos no total. Os outros três, com atendimento mais ambulatorial, vamos fazer no Rio". A menina morre de saudades de sua casa, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da capital fluminense. "Maria Luiza fica o tempo todo perguntando pelo cachorro da família, o Zeus. Ela fala: 'Mamãe, pede para o Seu Luis [o motorista da família] trazer ele para cá'."

'Nem tive tempo de chorar'
A correria está tão grande - aliada à força da atriz - que Luiza confessou que nem teve tempo de chorar direito. "Se fosse comigo, sei que não ia aguentar. Não sei dizer de onde vem esta força. Eu e meu marido nem tivemos tempo de chorar. Tenho sempre que ficar feliz por ela. Não quero que a Maria Luiza me veja chorando. Chorei no banheiro, por dois minutos, no máximo. As notícias boas que têm surgido me seguraram. Também nunca vi a minha filha mal. Há ainda a solidariedade dos amigos e o avanço da medicina".

É por conta deste avanço que a menina não está mais internada no Sírio. "Ela nem vai ao hospital todo dia. Toma algumas injeções em casa mesmo. Em casa, com a família, a recuperação é melhor e mais rápida. No terceiro bloco, a quimioterapia é só a cada 15 dias. Esses dias já foi passear na pracinha aqui perto. O risco é muito pequeno. No dia do aniversário dela [13 de março] fizemos uma festinha para ela", contou a atriz, toda coruja de sua filhota.

Mesmo enfrentando toda essa barra, Luiza é profissional. Ela está confirmada no elenco da novela "Gabriela", adaptada por Walcyr Carrasco e que tem previsão de estreia para junho na Globo. "Na segunda-feira (12) estive no Rio para participar do workshop e na metade de abril, quando voltarei a morar no Rio, vou começar a gravar como a Gerusa, personagem que foi de Nívea Maria na outra versão. Ela vai se apaixonar por Givaldo, personagem do Mateus Solano. Já estou lendo os capítulos. Vou ter que fazer sotaque baiano. Mas como fui uma pernambucana em 'Cordel Encantado', fica mais fácil agora", contou. As informações são do Ego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário