Sites parceiros

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Cientistas desenvolvem método capaz de dar invisibilidade a objetos tridimensionais Pesquisadores da Universidade do Texas usam materiais plasmônicos para enganar os campos elétricos e magnéticos da luz.

(Fonte da imagem: New Journal of Physics)
Pesquisadores da Universidade do Texas descobriram um novo método capaz de tornar objetos invisíveis a partir de qualquer ângulo de visão. Para obter esse efeito são empregados materiais plasmônicos, capazes de afetar somente os campos elétricos e magnéticos da luz.
Tais elementos desempenham o papel de uma espécie de “negativo” de um artefato, atuando como uma forma de cancelar sua influência sobre esses campos. O resultado é a aparente desaparição do item sob qualquer ponto de vista, ao menos na faixa de microondas do espectro energético – até o momento, é improvável que a técnica funcione no espectro visível da luz.

Enganando a luz

A maioria dos esforços atuais em produzir a invisibilidade de concentram na criação de metamateriais que possuem propriedades não vistas na natureza. Tais projetos se concentram em distorcer a maneira como a luz reage a uma superfície, resultando em sua aparente desaparição.
(Fonte da imagem: New Journal of Physics)
Ao se concentrar no estudo de diferentes comprimentos de onda, a técnica da Universidade do Texas resultou em uma maneira de “enganar” a luz. Porém, como cada material plasmônico corresponde às propriedades únicas de um único objeto, o disfarce usado por um item não funciona corretamente em outro.

Tecnologia promissora

A nova tecnologia deve ser aplicada no desenvolvimento de microscópios de varredura mais eficientes, aumentando a capacidade de observar até mesmo os menores comprimentos de onda da luz. Segundo Ortwin Hess, professor do Imperial College de Londres, a novidade também pode ser combinada com metamateriais em desenvolvimento para se chegar à verdadeira invisibilidade – conforme a necessidade, a luz poderia ser redirecionada ou ter seus efeitos cancelados.
Porém, quem espera por uma tecnologia semelhante àquela presente na capa mágica vista nos filmes da série Harry Potter não deve se animar, ao menos no momento atual. Apesar dos avanços das pesquisas científicas, cientistas ainda estão longe de desenvolver um método capaz de realmente tornar algo invisível ao olhar humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário