Sites parceiros

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Jailbreak pode se tornar ilegal novamente nos EUA Com a lei que torna as modificações em smartphones legal perto de expirar, a comunidade de modificadores se movimenta para estendê-la ainda mais.


Em 2010, departamento de proteção aos direitos autorais dos Estados Unidos aprovou uma lei que colocava o ato de modificar o software original de smartphophones –ou jailbreaking – como uma exceção à DMCA (Digital Millenium Copyright Act), tornando a atividade legal no país. Agora, o tempo de validade da exceção está perto de expirar, o que pode criminalizar novamente o jailbreak.
Já existem vários movimentos de toda a comunidade de modificadores para estender o tempo da lei e ainda incluir outros tipos de gadgets à exceção, como tablets e até consoles de video game. A maior dessas frentes tem sido liderada pela Electronic Frontier Fundation, organizando os votos para a petição que estende o tempo de validade da lei.
Um dos principais discursos da comunidade de “jailbreakers” é que, se você comprou um aparelho, você pode fazer o que bem intender com ele. Na ponta oposta do movimento está a Apple, que tem agido dentro das vias legais para tonar as modificações uma infração à lei de direitos autorais. Atualmente, a empresa considera que praticar jailbreak em iPhones e iPad viola os termos de garantia do produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário