Sites parceiros

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Governo dá sinal verde à produção de iPad no Brasil

O Governo Federal autorizou nesta quarta-feira à empresa taiuanesa Foxconn a fabricar em território nacional os tablets eletrônicos da Apple, o que transformará o Brasil no segundo país do mundo depois da China em produzir o iPad.

A Foxconn será beneficiada com uma redução de 95% do imposto sobre produtos industrializados (IPI) na produção dos tablets até 2014.

Em contrapartida a empresa asiática será obrigada a produzir a maioria dos componentes no Brasil e terá que investir 4% de seu faturamento líquido em pesquisa e desenvolvimento no país, segundo decreto publicado hoje no Diário Oficial.

O secretário de Política de Informática do Ministério de Ciência e Tecnologia, Virgílio de Almeida, disse ao site do jornal "O Globo" que a Foxconn tem um prazo de seis meses a partir de hoje para começar a fabricar o iPad no país.

"O Brasil é o primeiro país fora da China a produzir iPhones e iPads. A fabricação desse tipo de equipamento trará para o parque industrial brasileiro novidades e inovações no processo produtivo", comentou o secretário.

Almeida destacou que o iPad brasileiro terá "preços competitivos internacionalmente", já que a redução tributária representará um desconto de cerca de 30% em seu valor final.

A Foxconn pretende investir US$ 12 bilhões na fabricação do iPad no Brasil, segundo um acordo assinado com o Governo durante a visita à China da presidente Dilma Rousseff em abril do ano passado.

A fabricante pretende construir uma fábrica exclusiva para este dispositivo e uma segunda dedicada a produzir telas tácteis, segundo o acordo.

A Foxconn, implantada no Brasil desde 2003, possui quatro plantas nas quais fabrica aparelhos de multinacionais tecnológicas como Sony e Nokia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário