Sites parceiros

quinta-feira, 22 de março de 2012

Tiro na cabeça matou suspeito de Toulouse, dizem autoridades


Foto: Reprodução de TV

Tiro na cabeça matou suspeito de Toulouse, dizem autoridades

Antes de morrer, Mohammed Merah confessou ser o autor dos ataques na França

    Autoridades francesas relataram na quinta-feira que Mohammed Merah - assassino confesso de sete pessoas na região de Toulouse - morreu na quinta-feira com uma bala na cabeça durante operação policial que pôs fim a um cerco de 30 horas.

    Em uma entrevista a jornalistas, o promotor de Paris, François Molins, afirmou que os agentes da Raid (unidade de elite da polícia) fizeram "todos os esforços" para capturar Merah vivo, mas que atuaram "em legítima defesa" quando o suspeito dos crimes saltou pela janela do apartamento, atirando contra os policiais. Merah era acusado de matar três crianças e um professor em uma escola judaica na última segunda-feira (19). Em outros dois ataques na semana passada, ele ainda teria atirado contra três soldados em Montauban, próximo a Toulouse, que também morreram.

    Nascido em 10 de outubro de 1988 em Toulouse, ele é francês de origem argelina e possui antecedentes criminais. O suposto atirador esteve no Paquistão e no Afeganistão e se declarava jihadista da Al Qaeda. No entanto, não existem informações concretas sobre sua participação em um campo de treinamento. A investigação deve determinar se ele atuou sozinho ou com a ajuda de uma célula, e se ele pertencia à Al Qaeda, como reivindicava.



    Cerco

    Durante o certo, Merah prometeu por várias vezes se render, o que nunca aconteceu, enquanto a polícia fez tentativas de invadir o apartamento. Nesta quinta pela manhã - por volta das 11h no horário local (7h de Brasília) -, policiais conseguiram entrar no apartamento, quando foram ouvidos mais de 200 disparos do lado de fora do prédio. A operação culminou então com a morte de Merah, que havia declarado, segundo afirmação feita um dia antes pelo ministro do Interior do país, Claude Guéant, desejar morrer "de armas na mão".

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário