Sites parceiros

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Por que você não deve ter mais que 354 amigos no Facebook Estudo afirma que ter muitos contatos na rede social pode causar depressão.

Depois que um estudo revelou que o Facebook pode ser prejudicial a usuários com baixa autoestima, uma nova pesquisa, apresentada recentemente à Sociedade de Psicologia Social e de Personalidade nos Estados Unidos, concluiu que ter mais que 354 amigos na rede social pode levar à depressão.

Os pesquisadores entrevistaram um grupo de usuários e pediram que eles lessem algumas atualizações de seus amigos no site. Após observarem as notícias felizes de seus contatos, eles afirmaram sentir que suas vidas eram muito menos satisfatórias do que aqueles que não checaram as atualizações dos amigos. Além disso, os que tinham mais que 354 amigos se sentiram menos felizes.

Por que isso acontece?

Uma das formas mais comuns de medirmos o sucesso em nossas vidas é através de comparações com as vidas das pessoas que fazem parte de nossos círculos. O problema é que a maioria dos usuários do Facebook atualiza suas informações de maneira a destacar — e até exagerar — apenas os sucessos e acontecimentos mais felizes, oferecendo uma visão muito limitada de suas vidas. E quanto mais contatos você tiver, maior será a probabilidade de que você passe o dia lendo sobre suas viagens a lugares paradisíacos, novos relacionamentos e promoções no trabalho.

O que fazer?

A dica dos pesquisadores é restringir os feeds que você recebe daquelas pessoas que adoram se gabar de suas vidas maravilhosas, e inclusive reduzir o número de contatos. Afinal, quando se trata de boas notícias, as atualizações vindas de seus amigos mais próximos podem, na verdade, ser uma incrível fonte de alegrias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário