Sites parceiros

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Apple derruba veto da Motorola à loja online; volta de iPad e iPhone tem data incerta




A Apple informou nesta sexta-feira (3) que derrubou a suspensão imposta pela Motorola a alguns modelos de iPhones e ao iPad com tecnologia 3G na Alemanha. A loja online da Apple havia colocado como "atualmente indisponível" o iPhone 3G, o iPhone 3GS, o iPhone 4 e o iPad na versão 3G. "Todos os modelos de iPhone e iPad estarão de volta à loja online da Apple em pouco tempo", diz o comunicado da empresa. As informações são do blog americano "All Things Digital". Apesar de avisar que derrubou a suspensão, ainda não há uma data específica para o retorno dos eletrônicos à Apple Store da Alemanha.

A razão para a suspensão temporária da venda de aparelhos na loja online da Apple na Alemanha foi o uso indevido de patentes pertencentes à Motorola. Os produtos da Apple banidos do site (iPhone 3G, iPhone 3GS, iPhone 4 e iPad com tecnologia 3G) usam tecnologia proprietária de internet móvel (3G/UMTS) da Motorola, mas que não foram licenciadas para uso.

"A Apple apelou à corte, porque a Motorola por várias vezes se recusou a licenciar essa patente para nós em termos razoáveis, apesar de a tecnologia ser um padrão na indústria há sete anos", informa o comunicado.

De acordo com a corte de Mannhein, que julga o caso,  a suspensão apenas afeta a loja da Apple. Logo, outras lojas que comercializem os produtos da Apple não foram influencidas pela decisão e poderão comercializar os eletrônicos sem problemas.

Segundo o "Techcrunch", o iPhone 4S não entrou na ação, pois utiliza um chip da Qualcomm para internet móvel – a empresa de telecomunicações já está em negociação com a Motorola para o uso das patentes, o que também contemplaria a Apple.

Em outra ação da Motorola contra a Apple, a empresa americana de telecomunicações ganhou, também na Alemanha, outro processo contra a Apple sobre o recurso de recebimento de e-mail. A Motorola argumentou que o método de recebimento de e-mail do iCloud, serviço na nuvem da Apple, usa tecnologias licenciadas sem autorização.

Apesar de a ação ainda estar tramitando na justiça da Alemanha, é possível que a Apple necessite fazer uma atualização especial que altere a forma como os usuários recebem notificação de e-mail.

Guerra de patentes

A Apple tem por tradição reivindicar na justiça os problemas com patentes que enfrentam. O principal embate da empresa é com a Samsung, cuja a empresa de Steve Jobs acusa a copiar o iPad com o Galaxy Tab e o iPhone com o Galaxy S II.

No meio desta guerra, o Google comprou a Motorola Mobility, empresa de telecomunicações que têm várias patentes registradas sobre tecnologias móveis. Vários analistas apontaram a aquisição do Google como uma retaliação à Apple que já processou vários fabricantes de smartphone (como a HTC e a Samsung) que usam o sistema operacional Android, do Google.

Outro fato que corrobora a tese é que apenas após a aquisição do Google que a Motorola passou a entrar com processos contra a Apple.

Nenhum comentário:

Postar um comentário