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sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Google reforça segurança em loja de aplicativos Android


O Google vem policiando discretamente a sua loja on-line já há alguns meses, em reconhecimento à crescente possibilidade de ameaças ao seu sistema operacional Android, cuja popularidade cresce cada vez mais.

O novo xerife é o Bouncer, um serviço de segurança que o Google desenvolveu para avaliar novos aplicativos carregados pelos seus programadores no Market, a loja de aplicativos do Android.



O Bouncer faz uma busca em softwares procurando por comportamentos potencialmente nocivos e analisa as contas de novos programadores a fim de impedir que "reincidentes" distribuam seus produtos, informou o Google, acrescentando que esse esforço intensificado vem dando frutos.

"Embora não seja possível impedir que más pessoas criem malware, o indicador que mais importa é determinar se esses maus aplicativos estão sendo baixados do Android Market --e sabemos que o volume vem caindo significativamente", afirmou Hiroshi Lockheimer, vice-presidente de engenharia na divisão Google Android, em um post no blog da empresa quinta-feira.

Com a implementação do Bouncer, o Google registrou queda de 40% no número de "downloads potencialmente nocivos" no Android Market, em um momento no qual a proliferação de malware estava começando a se tornar um problema, de acordo com o executivo.

A Lookout, uma empresa de pesquisa sobre segurança na computação, publicou um relatório em dezembro no qual estimava que mais de US$ 1 milhão haviam sido roubados de usuários do Android em 2011 como resultado do download de software nocivo, e alertou que o montante cresceria dramaticamente.

Kevin Mahaffey, cofundador da Lookout, elogiou as ações do Google.

"É excelente que o Google esteja trabalhando com a comunidade do Android a fim de oferecer uma alternativa a um processo manual de avaliação, porque isso permite que os programadores inovem rapidamente e ao mesmo tempo reforça a segurança básica dos usuários do Android", disse Mahaffey.

O Bouncer representa uma atitude nova para o Google, que até recentemente alardeava sua postura de não intervenção no mercado de aplicativos --distinta da adotada pela Apple, que é notória por submeter os aplicativos a um rigoroso processo de seleção antes de permitir que sejam baixados.

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